Nos posts anteriores escrevi sobre conceitos de nuvem. Estes conceitos servem para qualquer provedor de cloud do mercado, seja Azure, AWS, GCP ou OCL pra ficar nas mais conhecidas.
A partir de hoje os posts serão voltados para o Microsoft Azure com o intuito de ajudar as pessoas que querem conhecer mais sobre cloud e o Microsoft Azure.
Mais afinal o que é o Azure? O que posso fazer com ele? Como funciona?
Nos próximos parágrafos iremos tentar responder estas e outras dúvidas que você tenha sobre o Azure.
O que é o Azure?
O Azure é um conjunto de serviços de nuvem em continua expansão que ajuda sua organização a enfrentar desafios de negócios atuais e futuros.
O Azure oferece a possibilidade de criar, gerenciar e implantar aplicativos, infraestrutura de redes, banco de dados em uma rede global usando suas ferramentas e estruturas favoritas.
O Azure fornece mais de 100 serviços que permitem que você faça tudo, desde executar seus aplicativos existentes em máquinas virtuais, até explorar novos paradigmas de softwares, como bots inteligentes.
Muitas equipes começam a explorar a nuvem movendo seus aplicativos existentes para máquinas virtuais executadas no Azure, outras equipes, principalmente empresas startups já “nascem” na nuvem.
Para exemplificar, existem empresas que tem toda sua infraestrutura na nuvem, no portal do Azure, servidores web, servidores de banco de dados, entre outros recursos disponibilizados no portal.
Mas afinal, o que é o portal do Azure?
O portal do Azure, como a própria Microsoft define, é um console unificado baseado na web que fornece uma alternativa às ferramentas de linha de comando. Com o portal do Azure você pode gerenciar sua assinatura do Azure usando uma interface gráfica do usuário.
- Crie, gerencie e monitore tudo, desde aplicativos Web simples até implantação de nuvem complexas.
- Crie painéis personalizados para uma visualização organizada dos recursos.
- Configure as opções de acessibilidade para um experiência ideal.
Como faço para acessar o portal do Azure e ter acesso ao portal do Azure e ter acesso aos seus recursos?
Para ter acesso ao portal é necessário realizar um cadastro, utilizando uma conta microsoft através do endereço portal.azure.com. Segue os pré-requisitos para o cadastro:
- Conta de e-mail da microsoft;
- Cartão de crédito válido;
- Número de telefone.
- Documento, no caso do Brasil, CPF.
Detalhe importante: A Microsoft valida essas informações.
Segue o passo a passo para criação da conta no portal do azure.
1- Acesse o portal através do link portal.azure.com e preencha as informações de e-mail e senha.
2- Após preencher as informações de login e senha temos a página abaixo. Clicando no botão iniciar podemos começar uma avaliação gratuita dos recursos. A Microsoft libera 200 dólares em crédito para realização de testes e laboratórios.
3- Ao clicar em iniciar somos direcionados para página abaixo onde é necessário preencher as informações, como nome, sobrenome, telefone endereço e o número de cartão de crédito para finalizar o cadastro. Não se preocupe a Microsoft só utilizará o cartão de crédito caso você utilize todo o crédito de 200 dólares antes dos 30 dias e se sua assinatura conter recursos passíveis de cobrança, já que alguns recursos são gratuitos e outros gratuitos por 12 meses.
4- Após preencher o número do telefone, necessário clicar no botão Enviar SMS para mim. Você irá receber um código, o mesmo será preenchido no campo que aparecerá na página
5 – Após validação do código, você será direcionado para preencher as informações do cartão de crédito.
6 – Após a Microsoft validar todos os dados, você será direcionado ao portal do Azure e sua assinatura. Na imagem abaixo temos a visualização de alguns dos recursos disponíveis no portal.
Deixo para consulta, link da Microsoft informando quais os serviços são gratuitos nos primeiros 12 meses e quais serviços são sempre gratuitos.
Link para consulta dos serviços Microsoft Azure: https://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/free-services/
Espero que tenham gostado e até o próximo post.